Diário de viagem pt.3: Juntos pelo Rio Doce

Aí vai o terceiro dia de viagem de Lucas pelo Rio Doce. Os relatos anteriores estão aqui (pt. 1) e aqui (pt.2):

Iniciamos o terceiro dia visitando Santo Antônio do Rio Doce.

Uma casa com muitas plantas na entrada e 2 carroças chamou a nossa atenção.

Descemos para conversar e quem nos recebeu foi a Dona Maria, nos convidando para entrar em sua casa e tomar um café.

Ela nos contou toda a história e nos mostrou uma de suas coisas mais preciosas, era um galão cheio de água, no qual ela guarda a água do Rio Doce enquanto ainda era limpa.

Seu marido trabalha vendendo areia do Rio Doce, prática muito comum entre as pessoas que vivem na beira do rio. Depois do desastre não foi mais possível exercer o seu trabalho.

Em seguida nos dividimos.

Natasha foi conversar com o Neto, Prefeito de Baixo Guandu. Enquanto Mari e eu fomos para Aimorés, conversar com Sandro e Normilda, Secretário do Meio Ambiente e de Turismo.

Conversa com o Neto foi um grande sucesso, ele gostou muito da proposta da Vivência Oasis e reconheceu que é algo que ele sente muita falta, mobilização de pessoas. O sucesso foi tanto que ele marcou uma reunião no dia seguinte às 09h com os secretários.

Sandro e Normilda foi uma ótima conversa, apesar de sentir que Normilda trazia uma fala ruim da prefeitura de Baixo Guandu, dizendo que não conseguiam trabalhar juntos. Sempre quem foca em dizer os defeitos dos outros, acaba não trazendo o lado bom de si próprio.

Seguimos o dia a caminho do encontro com a cooperativa de costureiras de Mascarenhas. Foi incrível conhecer o trabalho que estão desenvolvendo, sonhando e realizando já, mostrando uma grande força de realização.

Elas nos mostraram Mascarenhas e nos apresentaram para a diretora da escola e outras pessoas que elas acreditaram que precisávamos conhecer.
Agendamos para o dia seguinte um encontro às 9h, para terminar de conhecer toda a região, e às 10h uma apresentação para a diretora da escola e pessoas interessadas.

Seguimos então para a apresentação na UNIPAC.
Foi incrível ver que tivemos uma grande número de pessoas, de diversos lugares diferentes. Aluno no Instituto Terra, Cooperativas, moradores de Santo Antônio do Rio Doce.
Tivemos uma grande surpresa de ver muito moradores de Santo Antônio, que vieram pelo convite da Normilda.
Após realizar a apresentação para todos, combinamos com os moradores de realizar uma visita na comunidade às 8h, pois às 9h marcamos reunião com o prefeito mais secretários de Baixo Guandu, além de ter marcado de conhecer todo o território de Baixo Guandu.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s