Olá!

por Thais Lancman

“– Comece pelo começo – respondeu o Rei muito sério. – Continue depois até chegar ao fim e então pare.” (Alice no País das Maravilhas, trad. Nicolau Sevcenko, p. 140)

Antes de eu sentar com o pessoal da Juntos e conversar sobre esse blog, algumas semanas atrás, eu achava que a palavra voluntariado tinha caído em desuso tanto quanto ósculo ou algibeira. Na verdade, eu é que estava afastada desse universo, e não apenas fiquei fascinada em ver o quanto tem sido feito com as formas mais inusitadas que o trabalho voluntário e o empreendedorismo social tomaram nos últimos tempos. Agora, recuperando o tempo perdido, fico feliz com a oportunidade de ir compartilhando nesse espaço as minhas (re)descobertas.

giphy
Eu no mundo do Terceiro Setor

Esses dias conheci uma menina mexicana que trabalha ajudando gente em tragédias como furacões e enchentes. Ela organizou até resgates e doações no terremoto no Nepal em 2015! Perguntaram para ela como fazer algo semelhante e ela falou: Ué, é só começar. Então aqui estou eu, sem salvar a vida de ninguém, mas começando. A estudar, a entender o que é o tal do Terceiro Setor.

Por um lado fico preocupada em falar besteira, alguma obviedade, afinal imagino que boa parte de vocês, leitores, atuem em ONGs ou entendam bastante da área. Por outro, fico feliz em trazer também o olhar do deslumbramento, para lembrar quem às vezes se esquece que sim, o trabalho de vocês é incrível. Por último, fico esperando que um pequeno texto que eu escreva possa levar mais pessoas a se engajarem, como aconteceu comigo em uma reunião.

giphy (2)
“Gente, quanta coisa que eu nem sabia que existia!”

Eu não acho que seja otimista demais em achar que muita gente teria vontade de fazer trabalho voluntário, de atuar em alguma ONG ou fazer boas ações esporádicas. Nós, os simpatizantes, os eventuais apoiadores em projetos da Juntos, os ONG-friendly, às vezes não sabemos o que fazer. Para essa massa de pessoas, digo que estou aqui na minha mínima contribuição, ocupando um nada do meu tempo de forma bastante flexível, colaborando com a minha única habilidade: escrever.

Sugiro cada um a fazer uma investigação pessoal, pode ser naquilo que você já sabe ou algo que queira aprender (se tiver sorte como eu, os dois!). Dê um Google rápido de projetos em que você possa ser útil. Acredite, organizações precisam de ajuda de todos os tipos ou querem receber esse ar novo. Mande e-mails, faça contatos! E depois, passe adiante, conte suas experiências, mobilize mais pessoas.

Da minha parte, estarei nesse blog quinzenalmente falando de trabalho voluntário, projetos no Brasil e no mundo, entrevistando pessoas e compartilhando novidades do Terceiro Setor. Também quero abrir esse espaço para quem quiser contar tudo do seu ponto de vista. Para quem quiser contribuir, com sugestões, temas, opiniões, é só chamar no thais@juntos.com.vc.

Como diria uma grande amiga minha, muda mundão!

Até breve!

giphy (3)
Mãos à obra! Vem comigo!
Deixe um comentário

