A importância do ranking da solidariedade

O Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), representante nacional da instituição britânica Charity Aid Foundation (CAF), lançará a nova edição do ranking global da solidariedade na próxima terça-feira (18/11). Para a realização do ranking, 130 mil pessoas foram entrevistadas em 135 países.

O ranking considera três tipos de comportamento de doação: solidariedade – ajudar estranhos -, doar dinheiro para caridade e tempo de voluntariado. De acordo com o ranking de 2013, o Brasil está na 90º posição do ranking geral, ao lado da Venezuela. Nos três tipos de comportamento de doação, o Basil está nas seguintes colocações: 90º de práticas solidárias, 72º de doação de dinheiro e 90º de tempo utilizado para voluntariado.

O documento apresenta um mapa que mostra o ranking de forma ilustrativa, de acordo com a disposição dos países no globo, além de trazer tendências de comportamento relacionadas ao tema. Além disso, a CAF utiliza a primeira parte da pesquisa para demosntrar os três tipos de comportamento de doação e para analisar os 20 melhores no ranking.

A existência dessa pesquisa é muito importante para quem trabalha com projetos sociais ou que se beneficiem da solidadriedade, porque fornece uma base concreta que pode ser trabalhada por esses públicos, indicando o perfil de quem doa. Com isso, plataformas, como a Juntos.com.vc, podem perceber as dificuldades no cenário para poder agir sobre elas e melhorar uma perspectiva global.

Entre as principais conclusões apresentadas no ranking de 2013, tem algumas que nos enchem de esperança: as doações apresentaram uma tendência de crescimento em 2012, a juventude global está avançando no voluntariado e mulheres são consideradas mais prováveis de doar do que os homens, o que demonstra uma tendência global de que as mulheres estão conseguindo, cada vez mais, espaço e poder, o que antes era majoritariamente reservado aos homens.

Apesar de ter crescido de 2011 para 2012, os níveis de doação permanecem menores em relação ao ano de 2008. Para mudar essa realidade, a Juntos.com.vc apóia em projetos sociais, para que eles possam se realizar e ajudar a vida de milhares de pessoas. Com isso, a Juntos também estimula um perfil solidário que pode, eventualmente, levar à participação por meio de voluntariado e por meio do engajamento em causas sociais.

Dessa forma,  o ranking serve para que possamos dar o próximo passo para transformar a sociedade e colocar o Brasil no ranking dos 20 países que mais realizam doações. Pode parecer ambicioso, mas acreditamos que, Juntos, conseguimos mudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s