Pedagogia Waldorf: Uma nova proposta para o ensino

A pedagogia Waldorf foi criada após a Primeira Guerra, em 1919, pelo educador Rudolf Steiner. Ela nasceu pela necessidade de atender os filhos dos operários em Stuttgart, Alemanha, e encarou a responsabilidade de formar indivíduos que pudessem pensar a realidade de uma maneira mais livre, com o desenvolvimento de suas próprias potencialidades.

Essa forma de ensinamento, foi baseada na Antroposofia, “ciência espiritual” que propõe a superação do mundo material no processo de aprendizagem, ou seja, o ensino torna-se de certa forma espiritual, já que o puro pensar passa a ser considerado.

As escolas que utilizam o método Waldorf, além de partirem da antroposofia, apresentam-se muito ligadas às artes, à música e à outras formas de interação entre os estudantes. Elas também contam com uma organização horizontal, gerida pelos próprios professores, sem diretoria ou algo do tipo, para que não haja nenhum tipo de hierarquia que possa influencia na educação dos alunos.

A avaliação do método de ensino não é feita por meio de notas, como nas demais escolas, mas é contínua e diversificada, permitindo com que os alunos não se sintam pressionados a aprender, o que gera uma busca natural pelo conhecimento.

Com isso, os alunos das escolas Waldorf mostram-se mais preparados para um mundo de mudanças, já que eles aprendem a sentir a realidade ao redor, mesmo não ficando presos aos computadores e a outras formas de tecnologia. Apesar de que eles são mais adaptáveis, logo tem mais facilidade para conviver com diversos conceitos presentes na sociedade, como o empreendedorismo.

Nessa forma de pedagogia holística, a sala de aula é essencial para construir debates e resolver as dificuldades dos alunos. Entretanto, o espaço externo não pode ser descartado, tendo em vista que muitas atividades podem ser criadas em espaços maiores, possibilitando que a criança se mexa e paricipe mais ativamente.

Dessa forma, os alunos dessas escolas são considerados diferenciados pela sua noção de cultura, criatividade, concentração e proatividade. O ensino começa desde cedo, na pré-escola e pretende acompanhar o aluno até o ensino médio. As matérias nunca são ensinadas da mesma forma em anos diferentes e são integradas para poder fornecer a visão do todo ao aluno.

Veja, a seguir, um vídeo que trata da pedagogia Waldorf e junte-se a essa causa:

A Juntos acredita nessa forma de educar e já apoiou quatro projetos que utilizam a pedagogia Waldorf:

Reforma da escola Waldorf Santos: http://www.juntos.com.vc/projetos/reforma-da-escola-waldorf-santos/

VI Congresso pan-americano – a missão da alma dos povos: http://www.juntos.com.vc/projetos/congressopanamericano/

Escola de resiliência horizonte azul: http://www.juntos.com.vc/projetos/escola-de-resilincia-horizonte-azul/

Ajude uma criança a construir um futuro melhor: http://www.juntos.com.vc/projetos/dendedaserra/

 

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