Bastidores de uma campanha de sucesso

Imagem

 

Você já se perguntou como uma instituição chega até a Juntos.com.vc? Para relatar um pouco como funcionam os bastidores de uma campanha, contaremos sobre o case da Junior Achievement São Paulo, da qual já falamos do lindo vídeo de projeto (para ver clique aqui).

A Junior Achievement, fundada em 1919, é uma associação educativa sem fins lucrativos, que tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

Há um ano, a JASP, com a consultoria da Juntos.com.vc, desenvolveu uma campanha para o projeto “As vantagens de permanecer na escola”, com o objetivo de diminuir a evasão escolar capacitando voluntários de diversos lugares para aplicar a metodologia com os jovens. A meta era de R$ 12.700,00, mas, felizmente, conseguiram arrecadar R$13.629,00!

Para contar sobre o desafio, conversamos com a analista de comunicação da Junior, Jaqueline Sanches. Ela nos contou o porquê da escolha pela Juntos “Quando pensamos em fazer uma campanha de financiamento coletivo, sabíamos que seria um desafio, e por isso pesquisamos quais plataformas existiam. A Juntos.com.vc nos deu o apoio que precisávamos, éramos inexperientes e a equipe nos ajudou a pensar e ver o que realmente iríamos precisar para obter sucesso. Além de não cobrar nenhuma taxa, o que a maioria das plataformas cobram.”

Jaqueline também contou como foi o processo de captação: “A preparação para lançar a campanha começa bem antes, tivemos essa orientação de vocês. É importante pensar na estratégia e preparar o material que será utilizado. Buscamos parceiros e desenvolvemos um vídeo, que foi a peça principal no desenvolvimento da campanha. A partir daí planejamos ações para as redes sociais e também por e-mail. Contar com o apoio de quem conhece o que faz foi fundamental.”

Apesar de terem conseguido um valor acima do esperado, Jaqueline comentou que ficou em dúvida se conseguiriam atingir a meta: “No começo ficamos apreensivos, esperávamos ter mais doações da nossa rede mais próxima, mas o que nos surpreendeu foi o alcance que a campanha ganhou. Quem acaba contribuindo, e que faz o projeto acontecer, são pessoas desconhecidas, que realmente se envolvem e doam para o projeto.”

Hoje, a Junior continua com o trabalho incrível, capacitando mais e mais jovens para o mercado de trabalho. E a equipe apoia e já pensa em participar de outro financiamento coletivo: “Foi uma experiência incrível, é muito bom para poder testar o potencial da nossa rede e saber que conseguimos chegar lá. Pensamos sim. O financiamento coletivo é um ótima ferramenta para arrecadação e movimenta todos os que conhecem o projeto, exige muita dedicação de quem se envolve. Faz todo sentido para qualquer ONG apostar em uma campanha de crowdfunding.”

E que venha a próxima campanha bem sucedida da Junior! A JASP, assim como outras dezenas de projetos bem sucedidos, precisou de muita força de vontade para chegar à meta. Mas, com certeza, valeu a pena!

 

Para conhecer mais projetos de sucesso acesse: http://www.juntos.com.vc/projetos/

 

Site da Junior Achievement São Paulo: http://www.juniorachievement.org.br/jasp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s